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26 dezembro 2010

PREPARE-SE PARA LIDERAR

A formação de um líder não é uma atividade simples, pois não é comum
encontrar instituições que formam de profissionais prontos para liderar e acabam
moldando lideres com atribuições óbvias, honestos, competentes, motivadores, energizados, bem-humorados, quesitos lógicos para pessoas que ousam assumir
uma função de responsabilidade e confiança.
Para ser um líder é preciso estar comprometido com a equipe, conhecendo
seus integrantes e sendo um exemplo para os liderados e não uma mera aparência.
Não cobre o que você não esta disposto fazer, seja pontual chegue
antecipadamente para que todos façam o que tem que ser feito sem que seja
questionado, não perca tempo esperando tenha iniciativa tome uma decisão,
demonstre que o que esta pedindo não é algo absurdo de se executar, no entanto,
não suplique para as pessoas exercerem suas funções nem tente manipulá-las,
conquiste sua liderança e não a confunda com poder, porém não demonstre
fraqueza, pois será facilmente manipulado. Tenha suas metas bem definidas e suas
ações íntegras, não adianta ser carismático e levar à empresa a falência, o profeta
das mudanças não convence mais, esteja em constante aprendizagem, estude e
conheça novos mercados novas estratégias.
Antes de ir para uma reunião se prepare leia sobre o assunto que será
abordado estude o mercado permanecendo atualizado, obtenha informações sobre
as pessoas que estarão na reunião e procure falar sobre interesses delas. Essa
atitude traz benefícios para todos.
Seja diplomático consulte a equipe antes de fechar uma negociação, tenha
certeza que seus colaboradores estão dispostos a fazer hora extra, muitos ficam tão
entusiasmados em receber uma nova missão que se esquecem de levar alguém
para ajudá-lo, é de responsabilidade de um líder comunicar os pros e os contras,
levando as pessoas a se comprometerem com a missão, no entanto muitos têm
medo de esclarecer e ouvir uma resposta negativa.
Quando a equipe tem um elevado conhecimento técnico explore esse
conhecimento evite dar trabalhos com pouca produtividade para pessoas com
potencial, a soma das inteligências da equipe deve ser maior que a soma individual,
ou seja, todos trabalhando em equipe e com o mesmo objetivo são melhores do que
os que trabalham individualmente.
Para Laurie Beth Jones (2006). O líder não deve desperdiçar sua energia um
exemplo disso é perder tempo suplicando aos outros que façam as coisas ou tentar
manipular as pessoas, ninguém é tão inocente que não perceba quanto estão
tentando manipulá-lo.
Não é tarefa fácil mudar as pessoas e elas raramente mudam então se deve
influenciá-las persistindo para implantar novos conceitos, tendo energia para fazer
acontecer, tratando a equipe como seres humanos, operando como conselheiro e
demonstrando amor pelo que faz, caso contrario mude de empresa ou até mesmo
de profissão, pois o amor pelo trabalho é o combustível de um líder. Procure criar
laços com a equipe para que na sua ausência elas dêem continuidade ao trabalho,
invista na sua equipe para que eles tragam retorno e se for preciso defenda-os para
que eles se sintam importante.
Os primeiros passos para a formação de um líder com sucesso é saber
influenciar as pessoas para não ser influenciado por exploradores e pessoas de má
fé, a habilidade em falar é uma das mais importantes, a facilidade em se expressar
põe as pessoas em foco, e eleva acima da multidão, quem sabe se expressar
consegue mais crédito que realmente possui, porém com o tempo aprendem que é
preciso aprimorar a habilidade em se relacionar com as pessoas, raros são os
sucessos de um individuo devidos ao conhecimento profissional, os maiores
sucessos são devido ao conhecimento humano do bom relacionamento.
Quando estiver estressado, não critique outras pessoas não as condene isso
atrapalha o progresso individual, procure entender por que ela agiu daquela
maneira, a crítica põe as pessoas na defensiva, fere o orgulho alheio, e força-a a se
defender e sua defesa será contra quem a feriu, gerando muitos desconfortos e
ressentimentos. As críticas devem ser evitadas, pois seriamos idênticos nas mesmas
condições.
Todo ser humano gosta de ser apreciado e dessa maneira que deve agir para
conquistar as pessoas apreciando-a e encorajando, se gostar de alguma coisa seja
sincero no elogio e na aprovação, mas repugne descobrir falhas. O líder deve
discernir bajulação de elogio, bajulação deve ser reprimida por ser um
comportamento falso e o elogio ser sincero.
Desperte nos colaboradores um desejo ardente e terá todos ao seu lado, caso
contrário trilhará num caminho isolado. Aprenda a ver o mundo pelo ângulo oposto,
todos gostam de sentir que estão comprando e não que estão lhe vendendo, o
mundo esta cheio de exploradores procure ser útil aos outros e encontre pouca
concorrência, colocando-se em ângulo oposto entendera os cérebros de seus
colaboradores, tendo pouco a se preocupar com o que lhe reserva o futuro. Quando
apresentar uma idéia não seja egoísta, compartilhe com a equipe para que todos
sejam elogiados.

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