Pesquisar este blog

Artigos

18 abril 2010

A IMPORTÂNCIA DO FLUXO DE CAIXA DIÁRIO PARA O INVESTIDOR

As informações contábeis geradas por uma empresa dão suporte nas decisões de negócios, em tempo real e de maneira hábil. O fluxo de caixa deve ser diário e estas informações têm de estar disponíveis aos usuários também diariamente, onde conforme os fatos vão ocorrendo os mesmos vão para analise dos interessados.
O fluxo de caixa é uma analise aprofundada da origem e da aplicação do dinheiro, de uma determinada organização, que transitou pela mesma durante determinado período de tempo. Tem como objetivo a avaliação de alternativas de investimento e controle das decisões que serão tomadas, contudo tem que haver um reflexo monetário.
O fluxo de caixa se se subdivide em:
Fluxo das operações: representa as atividades decorrentes da exploração do objeto social da empresa, seja com o recebimento da venda de mercadorias ou de prestação de serviços. Ajuda a avaliar como a empresa está controlando seu capital de giro. Fluxo dos financiamentos: refere-se a empréstimos e financiamentos captados pela empresa. Serve para verificar se a mesma está alongo prazo tomando mais dinheiro emprestado do que pagando suas dividas. Fluxo dos investimentos: ligado às aquisições do ativo imobilizado. Indicam se a empresa investiu e em que investiu.
A demonstração de fluxo de caixa propicia aos analistas financeiros uma fonte segura para melhor elaborar seus planejamentos financeiros, como também serve a outros usuários a forma com que a empresa gerou o caixa, ou até mesmo como utilizou os recursos e valores equivalentes ao caixa.
Muitas empresas vão à falência por não possuir um fluxo de caixa estruturado e com a falta de um bom planejamento. Geralmente não sabem quando a mesma talvez necessite de um empréstimo e em que valor, tomando consciência do mesmo somente quando o caixa encontra-se no vermelho. O fluxo de caixa serve para demonstrar através de números porque houve alteração em determinado período. Essas informações são utilizadas para avaliar a liquidez e flexibilidade financeira da empresa. Também pode auxiliar no planejamento de um orçamento de negócios visando resultados futuros. O caixa de uma empresa gera lucro na medida em que suas disponibilidades para aplicações permitem o recebimento de juros. A depreciação e a amortização são fatores que influenciam no lucro, porem não movimentam entrada ou saída de recursos.

Nenhum comentário: