Pesquisar este blog

Artigos

25 abril 2010

Globalização

A globalização gira em torno do termo tecnologia da informação, a qual tornou possível a compra de mercadorias via rede de internet de qualquer país do mundo, utilizando apenas alguns minutos. Esta tecnologia possibilita também que o cliente veja o produto antes de comprá-lo efetivamente, suas características, formatos, algumas vezes até seu funcionamento.


As empresas que possuírem um rápido desenvolvimento de novos produtos terão mais chances de lançar seus produtos no mercado e obter assim uma recuperação dos custos de investimento mais rapidamente, antes que seus concorrentes consigam copiar os mesmos na tentativa de obterem maiores lucros, com menos investimento na fabricação, apenas substituindo alguns componentes, mas que trarão o mesmo resultado final. Este fator leva as empresas a investirem dinheiro publico em suas pesquisas de desenvolvimento de produtos, porem não dividem o lucro obtido coma venda da mercadoria.Muitos setores da economia estão acreditando nas fusões de duas ou mais empresas, com o objetivo de aumentarem sua participação de mercado. Essas fusões ocasionam geralmente significativas perdas de postos de trabalho, em contrapartida o valor de suas ações sobe cada vez mais. Segundo Boxberger (1999) “globalização significa a ampliação dos espaços que estão em concorrência econômica – como bens, capitais ou forças ou trabalho”. O processo de globalização é o resultado da vontade e da decisão política dos governantes, tornando-se algo inevitável.


O termo globalização ganhou ênfase na década de 80, deixando apenas de ser relacionada a administração, abrangendo as áreas exatas e biológicas. Ela envolve a dispersão de varias etapas do processo produtivo, aumentando drasticamente a velocidade dos fluxos financeiros internacionais. No campo político – estratégico coloca em questão as alianças geopolíticas.

Serve como base tecnológica desenvolvida, redes de informação, para o campo social, o qual por conseqüência promove o surgimento de uma série de conflitos religiosos e técnicos.

Com a queda do muro de Berlim, observaram-se inúmeras vantagens para as nações desenvolvidas em relação à globalização, e em escala menor para os países emergentes. Percebe-se que a globalização está longe de resolver os principais problemas econômicos da população, pois em alguns países o salário de um trabalhador não chega a um dólar por dia, alguns não chegam a receber um terço do salário por mês. A moeda, em alguns países é apenas um sistema que lhes permite ter confiança neste instrumento de troca e reserva. Assim a moeda passa a não ter valor por ela mesma, mas sim a confiança que nela depositam. E esta falta de confiança na moeda gera a inflação. Pois quanto menos confiar nas decisões do governo em relação ao controle de desperdícios e sua moeda, mais a inflação torna-se intensa. Já as inflações geradas pelo mercado são mais fáceis de controlar quando o Banco central coloca em pratica uma política monetária correta.

Embora as políticas monetárias sejam apontadas pelos Bancos Centrais, o seu sucesso ou fracasso dependem da avaliação de investidores que estão fora do alcance de tais políticas.

O intuito da globalização é expandir uma forma de organização da produção, como resultado da modernidade.

Nenhum comentário: